quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A Cura




Para entendermos a cura, antes é preciso entendermos o que é doença. Doença, conforme o dicionário Aurélio, é “1.Falta ou perturbação da saúde.
2.Vício; defeito.
Conforme Rosa, a doença é a expressão física de conflitos interiores. Se na visão holística o ser humano é visto em sua totalidade: físico, emocional, mental e espiritual, quando um destes aspectos entra em desequilíbrio, os demais também entram, pois são quatro aspectos que formam o mecanismo denominado ser humano.
Ainda, o espiritualismo chama atenção para o fato de que o que pensamos ou sentimos ser energia que alimenta, lubrifica, este mecanismo. Logo se os pensamentos ou sentimentos são de teor negativo, ou seja, se o lubrificante é de má qualidade, afetará com certeza o mecanismo nos aspectos mental e emocional, pois são quase indissociáveis, o corpo expressará o conflito; a exemplo: dores de garganta têm por causa a raiva e ferimentos emocionais reprimidos, resfriados são mágoas reprimidas... Assim também é com o aspecto espiritual no que diz sobre as energias negativas.
Se pensamentos e sentimentos são energias, estas vão vibrar nas pessoas na sintonia em que são alimentados; pessoas que sentem raiva vão vibrar raiva e contaminarão as pessoas a sua volta com a energia, com o ar da raiva, o mesmo acontece com a inveja, com a mesquinhez, com a propagação de falsos valores... Se estes sentimentos operarem de forma mística afetará o espiritual do ser humano, pois não é mistério para ninguém o dito encosto, olho-grande, macumba, que nada mais são do que energias (sentimentos, palavras, pensamentos somados aos conhecimentos de magia) direcionadas contra as pessoas.  Com o espiritual afetado, as pessoas podem desenvolver em suas vidas desde doenças físicas ou mentais, acidentes, a problemas na vida afetiva ou financeira, o que também são doenças, porém que se manifestam externas ao corpo humano.  
Em suma, se os aspectos emocional, mental e espiritual estiverem em desequilíbrio o corpo também estará. O corpo pode, se alimentado incorretamente, responder com diversas doenças, mas até mesmo o fato da má alimentação pode ser a manifestação de uma doença iniciada nos aspectos emocional e mental.
E o que é a cura, afinal? A cura é um processo que holisticamente falando, vai se estender nos quatro aspectos do ser, a cura vai procurar investigar e tratar as causas dos sintomas das doenças e não a doença propriamente dita, o que é da responsabilidade dos médicos alopatas. A cura é a libertação dos defeitos nos aspectos do ser humano que perturbam a saúde que é o seu estado perfeito.

Fontes consultadas:
Rosa, Aguinalda Maria. Saúde, Doença e Cura. In: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=5366.
http://tratamentodadepressao.org/1215-doencas-emocoes-causas-emocionais-doencas/